CURSO DE ADAPTAÇÃO E SOBREVIVENCIA NA SELVA
O MAIS ALTO NÍVEL DE ESTRESSE
CISSE (centro de instrução e sobrevivencia na selva) é a sigla para sobrevivência, evasão, resistência e escape. Se você faz parte das Forças Armadas e está indo para um posto onde possa correr perigo, a escola CISSE fornecerá ensinamentos vitais sobre como navegar, construir abrigos, encontrar alimentos na natureza e evitar ser capturado. Se isso acontecer, o oficial terá aprendido também a suportar o cativeiro, a privação de sono e outras experiências extremas, o que aumentará suas chances de sobreviver e voltar para casa.
O CISSE envolve mais que treinamento de habilidades físicas. Tanto uma evasão quanto uma captura impõem níveis de estresse que a maioria de nós nem consegue imaginar. Pessoas em situações como essas vivem em um estado quase constante de fuga, luta ou paralisação, o que inibe a capacida-de de pensar com clareza e agir com eficiência. O objetivo do treinamento do CISSE é preparar seus alunos para esse estresse proporcionando uma amostra dos desafios que poderão enfrentar se forem pegos pelos inimigos. Assim, caso algum dia se vejam em um cenário desse tipo, terão mais con-dições de superar a situação.
Os alunos do CISSE são levados a uma região selvagem e remota, onde aprendem técnicas de sobrevivência. PENTAGONO DO SOBREVIVENTE Lá, são capturados por "MERCENARIOS" que parecem reais. Na verdade, são militares CISSEANOS, mas seus uniformes, vocabulário, armamentos, veículos e comportamentos espe-lham o inimigo. Os alunos são submetidos a experiências que se apro-ximam muito das que poderiam encontrar em uma prisão.PG Chamar o treinamento do CISSE de intenso é pouco: seus alunos vivenciam um nível de estresse tão alto (medido por níveis de cortisol) que jamais foi visto em pesquisas. Em nenhum momento correm perigo, mas essas pessoas, que concluem o treinamento falam com orgulho a experiencia vivida em 72 horas.