terça-feira, 1 de julho de 2025

 MISSÃO REAL REALIZADA EM 2002



Em 7 de outubro de 2002, um monomotor da Rumo Norte Táxi Aéreo despencou em uma área de mata próxima ao aeroporto de São Gabriel da Cachoeira. A aeronave transportava o piloto Celso Reinaldo Salmazo e três estudantes da Universidade Federal do Amazonas — Túlio Sakamoto, José Gorgonha de Miranda e Fagner Costa — que estavam levando equipamentos para transmissão dos resultados das eleições nos distritos indígenas de Taracuá, Iauaretê e Pari-Cachoeira  .


O avião ficou “pouco danificado, sem sinal de incêndio” e foi localizado por soldados do 5º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS),

A primeira equipe a chegar no local apos 3 (tres) dias intensos de busca foi a liderada pelo Sargento Valmir Selva hoje coordenador do CISSE, e foi localizado a cerca de 4 km da cabeceira da pista  .


Infelizmente, todos os quatro ocupantes faleceram no local  .


A Aeronáutica investiga falha técnica como possível causa, levantando também a falta de registro da decolagem na torre pela Infraero como curiosidade técnica  .



RELATOS DO SARGENTO VALMIR SELVA


Por ocasião do acidente de avião que aconteceu em 2002 em São Gabriel da Cachoeira, a nossa equipe comandada por este que vos fala, procurou por três dias pelos destroços da aeronave, não tendo sucesso nos dois primeiros dias. Já no terceiro dia encontramos um indígena e o mesmo conversando comigo informou que no dia anterior a Matita Pereira, uma lenda folclore, teria assoviado para o mesmo nas proximidades da cabeceira do aeroporto, cerca de dois quilômetros. da posição onde nos encontravamos, conversei com o indígena para que eu mesmo me conduzisse até o local, ele assim o fez, ao chegar no local, o mesmo informou que a elevação, a Matita Pereira teria assoviado para o mesmo. Eu mais que rapidamente me desloquei para a posição, juntamente com um soldado radiooperador e pude visualizar a asa da aeronave presa junto a copa das árvores. Solicitei ao grupo que me acompanhava para que eles se deslocassem para a posição e constatamos que os ocupantes da aeronave todos estavam mortos. Iniciamos primeiramente um balisamento do local, enviamos um rádio operador para manter comunicação com o comando geral da operação, informamos através GPS a nossa localização para que pudéssemos iniciarmos o resgate dos falecidos.

🪶 Quem é a Matinta Pereira?


Uma bruxa anciã que, à noite, se transforma em um pássaro sinistro (como o martim‑pererê ou coruja-rasga-mortalha) ou simplesmente assobia como se fosse um, empoleirada em muros e telhados  .

MATITA PEREIRA- folclore ou realidade

O assobio é tão estridente que acorda moradores. Para cessar o barulho, a pessoa deve prometer algo — geralmente tabaco, mas também pode ser café, cachaça ou peixe  .


No dia seguinte, apresentando-se como uma velha, ela retorna para cobrar o prometido. Se a promessa não for cumprida, traz uma maldição, doença ou até morte para a família  .




---


👻 Origem e Passagem da Maldição


Derivada de mitos indígenas, evoluiu por influência da oralidade cabocla  .


A maldição é transmitida de mãe para filha, mas se não houver herdeiras, a Matinta busca alguém na floresta. Quando prestes a morrer, pergunta “Quem quer?” — quem responder “eu quero” 


local da queda da aeronave fica a 4 KM da cabeçeira do aeroporto de São Gabriel da Cachoeira-am

Embora não tenha achado fotos específicas da aeronave envolvida no acidente de 2002, essas imagens refletem o tipo de avião — geralmente sinônimo de monomotores semelhantes ao Caravan — que fazia ligações entre Manaus, São Gabriel e distritos indígenas na época  .


🔍 Sobre a Rumo Norte Táxi Aéreo (Rômulo Norte)


Empresa especializada em aviação regional na Amazônia, com operação baseada em Manaus.


Usava monomotores como o Caravan para transportar pessoas, cargas e equipamentos — incluindo o voo fatal de outubro de 2002 que matou quatro pessoas próximos à cabeceira do aeroporto de São Gabriel da Cachoeira  .





quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

 CURSO DE ADAPTAÇÃO E SOBREVIVENCIA NA SELVA




O MAIS ALTO NÍVEL DE ESTRESSE


CISSE (centro de instrução e sobrevivencia na selva) é a sigla para sobrevivência, evasão, resistência e escape. Se você faz parte das Forças Armadas e está indo para um posto onde possa correr perigo, a escola CISSE fornecerá ensinamentos vitais sobre como navegar, construir abrigos, encontrar alimentos na natureza e evitar ser capturado. Se isso acontecer, o oficial terá aprendido também a suportar o cativeiro, a privação de sono e outras experiências extremas, o que aumentará suas chances de sobreviver e voltar para casa.



O CISSE envolve mais que treinamento de habilidades físicas. Tanto uma evasão quanto uma captura impõem níveis de estresse que a maioria de nós nem consegue imaginar. Pessoas em situações como essas vivem em um estado quase constante de fuga, luta ou paralisação, o que inibe a capacida-de de pensar com clareza e agir com eficiência. O objetivo do treinamento do CISSE  é preparar seus alunos para esse estresse proporcionando uma amostra dos desafios que poderão enfrentar se forem pegos pelos inimigos. Assim, caso algum dia se vejam em um cenário desse tipo, terão mais con-dições de superar a situação.



Os alunos do CISSE são levados a uma região selvagem e remota, onde aprendem técnicas de sobrevivência. PENTAGONO DO SOBREVIVENTE  Lá, são capturados por "MERCENARIOS" que parecem reais. Na verdade, são militares CISSEANOS, mas seus uniformes, vocabulário, armamentos, veículos e comportamentos espe-lham o inimigo. Os alunos são submetidos a experiências que se apro-ximam muito das que poderiam encontrar em uma prisão.PG  Chamar o treinamento do CISSE de intenso é pouco: seus alunos vivenciam um nível de estresse tão alto (medido por níveis de cortisol) que jamais foi visto em pesquisas. Em nenhum momento correm perigo, mas essas pessoas, que concluem o treinamento falam com orgulho a experiencia vivida em 72 horas.



 MISSÃO REAL REALIZADA EM 2002 Em 7 de outubro de 2002, um monomotor da Rumo Norte Táxi Aéreo despencou em uma área de mata próxima ao aerop...